CURIOSIDADES

Antes de adquirir um Sistema de Energia Solar Fotovoltaica, é fundamental que você saiba como funciona a energia solar e entenda o seu funcionamento.

A energia gerada pelo sistema fotovoltaico é muito mais barata em relação a da rede pública de eletricidade. Logo, com a economia alcançada na conta de luz é possível recuperar o valor investido, em média, após 5 anos. Como o sistema tem uma vida útil mínima de 25 anos, você terá todo esse período para lucrar produzindo energia sem custo.
A taxa líquida de retorno alcançada por um sistema de energia solar fotovoltaica é em média 22%a.a. Além de ser uma forma de diversificação de investimento segura e sustentável, a taxa de retorno é muito atraente se comparada a outros produtos financeiros no mercado, como pode ser visto no gráfico a seguir:

DÚVIDAS

Um sistema de Energia Solar, chamado também de fotovoltaico, é um conjunto integrado de módulos fotovoltaicos e outros componentes, projetado para converter a energia solar em eletricidade. O princípio físico de funcionamento dos módulos fotovoltaicos é denominado efeito fotovoltaico (foto = luz; volt = eletricidade), que é o fenômeno apresentado por determinados materiais que, expostos à luz, produzem eletricidade.

Os sistemas fotovoltaicos podem ser instalados em qualquer edificação que dispõem de superfície exposta ao sol, suficiente para acomodar os módulos fotovoltaicos, seguem alguns exemplos: Casas, vilas, chácaras, fazendas, centros fitness, piscinas, centros SPA, hospitais, escolas, universidades, hotéis, pousadas, resorts, shopping, estacionamentos, lojas, indústrias, comércios, restaurantes, bancos, postos de gasolina, etc.

Não. A instalação do sistema de energia solar é feita separadamente e se conecta a rede elétrica da sua casa através do quadro de distribuição de energia. É feito apenas a troca do seu medidor de energia (relógio) por um medidor especial (bidirecional). Esta troca é feita gratuitamente pela concessionária de energia e a Zani Brazil Energias cuida de todo o processo para você.

Sim, a concessionária de energia irá fornecer um medidor novo gratuitamente. Esta troca é necessária porque este novo medidor será capaz de contabilizar a energia que o seu sistema fotovoltaico irá injetar na rede pública.

A troca deve ser solicitada por um projetista elétrico a concessionária de energia. Todo este processo é realizado e acompanhado por um profissional da Zani Brazil Energias.

Na grande maioria dos casos não. Caso seja necessário, isto será avaliado na visita técnica.

Não, nos sistemas ongrid (conectados à rede), por medidas de segurança a legislação exige que o sistema se desligue automaticamente caso falte energia na rede da concessionária. O inversor já é preparado para se desligar automaticamente caso isto ocorra.

Não. Na sua conta de energia, além do valor pago por cada kWh consumido, você também paga taxas de “contribuição para a iluminação pública” e “taxa mínima de disponibilidade da rede”.

Somente com a instalação de um sistema offgrid. O sistema offgrid utiliza baterias para armazenar energia durante o dia e utilizá-la durante a noite. Este sistema é mais indicado para áreas rurais ou isoladas da rede elétrica.

Ongrid é um sistema de geração de energia interligado à rede elétrica da concessionária local. Ele gera energia para a residência e injeta o excedente na rede pública, gerando créditos na conta de luz para serem utilizados em até 60 meses. Já um sistema offgrid funciona de forma isolada, sem interligação com a rede da concessionária, utilizando baterias para armazenar a energia gerada. Este tipo de sistema é mais indicado para áreas rurais e isoladas da rede elétrica, pois tem um custo maior para implementação

É recomendado fazer uma limpeza simples dos módulos anualmente.

Sim, desde que as duas propriedades estejam no nome da mesma pessoa e sejam atendidas pela mesma concessionária de energia.

Sem problemas. Nenhuma energia será perdida. Toda geração excedente será injetada na rede pública de energia e você receberá créditos na sua conta de luz. Estes créditos terão validade de 60 meses para utilização. Normalmente geram-se créditos no inverno para serem utilizados no verão, quando o consumo de energia é maior.

 kWp é a medida utilizada para definir a máxima potência nominal gerada pelo sistema. kWh é a soma da energia total gerada em um dado período de tempo.

Não, os módulos fotovoltaicos dependem da radiação solar para gerar energia. Esta radiação nem sempre é igual. No verão, por exemplo, gera-se mais energia porque a radiação solar é mais forte. Ainda assim há outros fatores que podem impactar na geração de energia do seu sistema, como a incidencia de sombras sobre os módulos.

Sim, mas não é recomendável pois um imóvel com sistema fotovoltaico instalado pode ter uma valorização de até 8%, conforme divulgado em estudos. Além disso, será necessário um novo estudo de viabilidade e a contratação de profissionais especializados para realizar a instalação no novo local.

Sim, depedendo da capacidade do inversor escolhido no momento da instalação.

Basta entrar em contato conosco pelo email contato@zanienergias.com.br, ou diretamente pela página de Orçamento e escolha seu segmento. Se possivel anexe uma cópia da sua conta de energia para análise e elaboração da proposta. O orçamento é totalmente gratuito. Por que o preço do sistema e a economia gerad

A energia solar veio para ficar, além de ser uma fonte limpa e inesgotável de energia, é também muito barata.

Não. A Zani Brazil Energias está situada no Rio de Janeiro, mas atendemos a todo o Brasil através de parcerias.

Fechar Menu